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    Esc. EB 2/3 Briteiros

    Como criar uma comunidade sustentável

  • Sustentabilidade
  • O projeto apresentado insere-se na iniciativa Eco Parlamento, dinamizada pela Câmara Municipal de Guimarães. Conscientes da importância das ações individuais em prol do desenvolvimento sustentável o desafio que o AEB se propõe é: Como criar uma comunidade sustentável? A proposta de trabalho do Agrupamento centra-se no lema GLOCAL: Pensar Global, Agir Local. A área de intervenção é o território onde se localiza o Parque de Lazer de S. Salvador de Briteiros. Este é um processo participado e de articulação de diferentes estruturas da EB 2,3 (Departamentos Curriculares, Biblioteca Escolar, EECE, Clube Ciência Viva, Eco Escolas e Clube Ubuntu). Este trabalho tem como objetivos: - Conhecer e valorizar o património natural e cultural da comunidade; - Promover oportunidades juvenis de participação ativa numa vivência de trabalho democrático; - Criar oportunidades de colocar em prática as aprendizagens adquiridas em contexto escolar; - Potenciar o desenvolvimento de competências discursivas, de síntese e de organização de informação e a apresentação de ideias e soluções em trabalho de equipa para os desafios ambientais identificados. A metodologia de trabalho previa três fases principais: 1 – Conhecer: realização de trabalho de campo e elaboração de questionários sobre o grau de conhecimento/utilização do espaço e perceção dos problemas ambientais da freguesia. 2 – Intervir: a partir dos resultados anteriores definir ações prioritárias de intervenção no espaço em estudo. 3 – Sensibilizar: desenvolvimento de ações da salvaguarda do património natural e cultural. O principal objetivo a trabalhar foi o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis concretamente a meta: Valorizar o património natural e cultural da comunidade possibilitando o acesso a todos. Considerando que existe uma estreita relação entre os 17 ODS trabalhou-se ainda os seguintes: ODS 15 – Vida sobre a Terra: com o objetivo de assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interior (Rio Febras) ODS 4 – Educação de Qualidade: permitindo desenvolver aprendizagens vivenciais mais significativas e o exercício de uma cidadania ativa na comunidade em que a escola está localizada. Atividades realizadas: • Trabalho de campo: observação e registo de problemas e identificação de espécies com a colaboração do Laboratório da Paisagem; https://padlet.com/alexandraamador/ods11_comunidades-inclusivas-seguras-e-sustent-veis-vi2gztxio3b9s2us https://www.canva.com/design/DAFlnL9eY1I/O7b0zYoxftc3mjik9oJ9lg/view?utm_content=DAFlnL9eY1I&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink • Elaboração de material informativo para consciencialização da comunidade; https://www.facebook.com/AEBriteiros/videos/1422898021618059 • Ação de limpeza; • Construção de caixotes de lixo e colocação no espaço; • Ação sensibilização ambiental no Centro de Dia; • Intervenção artística: mural de assemblagem; • Dinamização de atividades escolares no espaço-aula de EF, CD, Geografia e CN; • Geocaching: colocação de caches; Enquadramento teórico do projeto: Storymaps Cidades e Comunidades Sustentáveis: https://arcg.is/1G8SPH Apresentação final com resumo das atividades realizadas: https://www.canva.com/design/DAFjiZTdH8s/Cjhgh0SIaWf-KbJgl6N9KQ/view?utm_content=DAFjiZTdH8s&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink

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