Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Esc. EB 1 Fonte dos Escudeiros
"Vamos abraçar a Terra"
A Educação Ambiental é determinante para a sustentabilidade do Planeta em que vivemos e a Escola tem o papel fundamental no desenvolvimento da “Consciência Ecológica” de todos os cidadãos.
O Projeto “Vamos Abraçar a Terra” assenta em garantir a todos os alunos conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável. Desta forma, pretende-se desenvolver nos alunos competências pessoais e sociais; promover o pensamento crítico; desenvolver a participação ativa; aspetos relevantes da Educação para a Cidadania. Este projeto, aborda a educação ambiental, assumindo uma posição privilegiada na promoção de atitudes e valores, bem como o desenvolvimento de competências da sociedade do século XXI.
O plano de ação tem a metodologia de trabalho de projeto, com a prática da interdisciplinaridade, um trabalho colaborativo entre alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação. É um projeto que envolve todas as turmas. No plano de ação foram selecionados um conjunto de dias a comemorar, tais como: “Dia Nacional do Mar”, “Dia da Floresta Autóctone” ,”Dia Mundial da Água”,“ Dia da Terra”, “Dia Mundial da Energia”, “Dia Mundial do Ambiente” e ainda as ações do “Global Action Day”, onde se reportam e divulgam as várias ações/atividades que se realizam na escola, em prol do ambiente.
Deste projeto fazem parte diversas brigadas de monitorização: a Brigada da Água; a Brigada dos Espaços Exteriores; a Brigada da Eletricidade ;a Brigada da Água e da Eletricidade. Estas envolvem grupos de alunos, que bissemanalmente fazem o registo dos contadores da água e passam nas salas, para verificar se computadores estão ligados. Estes registos, são efetuados em documentos próprios e no final analisados os consumos e feitos os respetivos gráficos.
A Brigada dos Espaços Exteriores, tem como objetivo a preservação dos canteiros, a manutenção do espaço do recreio limpo e incentivar os alunos à devida separação do lixo, nos ecopontos expostos. Os alunos das brigadas têm coletes fluorescentes, para serem identificados e é feita a rotatividade dos grupos, para todos os alunos passarem pelas brigadas.
O “Dia Nacional Mar”, da “Floresta Autóctone”, foram trabalhados em sala de aula, com metodologia de trabalho colaborativo, com recurso a pesquisa em meios digitais e em meios documentais, e posteriormente trabalhos coletivos, apresentados às turmas e expostos na escola.
No “Dia da Terra”, o trabalho envolveu todos os alunos da escola, foi pedido que todos ilustrassem um desenho com um ou mais compromissos pelo planeta e que numa folha de árvore também escrevessem esse compromisso, de forma a podermos fazer a árvore dos compromissos.
No “Dia Mundial da Energia”, foi feito um apagão e contámos com a presença de um Encarregado de Educação, que passou por todas as turmas para dar uma aula sobre de onde vem a energia. Foram realizadas várias experiências, onde os alunos puderam observar a importância da energia solar.
No “Dia do Ambiente”, são realizadas atividades, tais como jogos, exposição, que envolvem toda a comunidade educativa.
https://www.facebook.com/1180150142009919/videos/2401731383379984/
