Blog

Categorias

    Três pilares e uma escola

    Três pilares e uma escola

    2/19/2020

    Uma grande urgência dos tempos em que vivemos é a sustentabilidade. As atividades humanas e as pequenas opções ou as de larga escala que estas envolvem não podem ser tomadas pensando apenas de forma local, individualizada ou focada somente no tempo presente. O desafio maior é conseguir responder às necessidades dos tempos que correm sem comprometer o futuro e sem impedir que as gerações vindouras possam encontrar resposta adequada para os seus problemas, necessidades e desejos.

    Este conceito envolve os recursos naturais do planeta, a manutenção dos ecossistemas, associados ao desenvolvimento económico e à qualidade de vida. O desenvolvimento sustentável implica, deste modo, governos, países, empresas e pessoas individuais e assenta em três pilares essenciais: ambiental, económico e social. Estes pilares devem ser constantemente assegurados para que o equilíbrio se possa manter, de modo a salvaguardar o meio ambiente, sem comprometer o desenvolvimento económico e social.

    É na escola que estes pilares deverão ser reconhecidos, trabalhados e fortalecidos. Assim, o pilar da sustentabilidade social deve assentar no desenvolvimento do respeito pelos direitos humanos, numa sociedade justa e equilibrada, que protege os mais desfavorecidos, luta contra as situações de pobreza e respeita a diversidade étnica e cultural.

    A escola terá também de concentrar os seus esforços na promoção do pilar da sustentabilidade económica. Este é essencial para o desenvolvimento económico, mas tem de ser promovido visando a evolução da sociedade em todos os seus planos. A atividade económica não pode existir centrada exclusivamente num indivíduo e nos seus interesses pessoais, tem de ser centrada na sociedade, na criação de bens, na distribuição de salários justos e adequados às reais necessidades de quem trabalha e produz algum tipo de riqueza.

    Por fim, é ainda na escola que se deve promover o terceiro pilar: a sustentabilidade ambiental. Todas as soluções para diminuir a poluição, a especial atenção à reutilização, à reciclagem e à utilização de energias renováveis e a preferência por opções que não desgastem ou destruam o planeta podem e devem ser pensadas e ensaiadas nas escolas.

    Estes três pilares interagem entre si, protegendo-se e estimulando-se mutuamente, mas o seu equilíbrio pode ser fragilizado pela priorização de um pilar em relação aos outros. Também aqui a escola tem um papel: conhecer, trabalhar, ensaiar e consciencializar são máximas que poderão proteger a sustentabilidade do nosso planeta, da nossa sociedade e da nossa economia.

    Por um futuro a ser construído por cada um de nós!


    Por Carla Marques


    • Sustentabilidade