Blog

Categorias

    Dia 1 de maio - segurança para a saúde e o trabalho

    Dia 1 de maio - segurança para a saúde e o trabalho

    4/30/2020

    "Dia 1.º de Maio: Mais fortes juntos, mas cada um por sua conta". Este é o lema na Dinamarca, onde o Dia do Trabalho será exclusivamente virtual.

    Na Suécia e Noruega, as celebrações também acontecerão na Internet, sob o lema "segurança para a saúde e o trabalho".


    Este dia, um evento coletivo por excelência, será "inédito na história sindical", refere o historiador francês Stéphane Sirot. No momento em que metade da humanidade está confinada e depois do novo coronavírus ter levado à morte de milhares de pessoas, as manifestações estão proibidas, mas os sindicatos conceberam outras formas de mobilização: "Embora estejamos confinados, vamos todos nos manifestar no 1.º de Maio com faixas, bandeiras, ou invadindo as redes sociais, e dar a este dia uma verdadeira força coletiva".


    Sobre a História deste dia:

    No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.

     

    Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.

    Foi este o resultado desta segunda manifestação.

    A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.

    Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.

     

    116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e atualidade.

     

    Nos Estados Unidos da América o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão.

    No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas". Tem este nome porque se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas.

    Na Europa o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio.

     

     

     

    Fonte Expresso (adaptado) https://expressoemprego.pt/carreiras/historia-do-dia-do-trabalhador/4497

    • Efeméride