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Pensamento crítico e Pensamento criativo
10/25/2020
Saber pensar crítica e criativamente é uma área de competências fundamental para o exercício da cidadania. Por essa mesma razão, este é um domínio contemplado no Perfil dos Alunos para o Século XXI.
O desenvolvimento desta área exige à escola que proporcione aos seus alunos atividades de promoção da observação, identificação, análise e de construção de sentido. Estes processos cognitivos são a base para a definição de um pensamento crítico capaz de tomar posição relativamente à realidade e de equacionar diferentes cenários e diferentes premissas, procedimentos que se associam também aos processos de construção fundamentada de opiniões e de avaliação crítica de resultados.
Os passos para a construção do pensamento envolvem, para além de processos racionais e lógicos, a capacidade de convocar conhecimentos diversificados e alargados, oriundos de áreas distintas. Não obstante, a construção do pensamento deve também ser associadas à criação resultante da promoção de processos de imaginação e de inovação.
Esta área de competência encontra-se também estreitamente ligada à avaliação do impacto das decisões tomadas, o que poderá implicar uma reestruturação das conclusões definidas ou dos resultados obtidos.
Ao desenvolver estas competências na escola, os alunos estão a preparar-se para fazer face a uma pluralidade de situações que caracterizam a sua vida em sociedade.
Por Carla Marques