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    Estudar para o exame de História A e de Filosofia

    Estudar para o exame de História A e de Filosofia

    7/3/2020

    Tanto para estudar! E agora? Por onde começar? Como fazer?

    O estudo para a disciplina de História A ou de Filosofia pode ser assustador, sobretudo pela quantidade de conteúdos que envolve. A melhor estratégia para dar resposta à ansiedade que esta situação desencadeia passa por uma gestão equilibrada do calendário de estudo. Distribuir os conteúdos por dias, gerindo o tempo de estudo e dando mais importância aos aspetos que são mais complexos ou mais densos poderá revelar-se uma estratégia adequada.

    Na disciplina de História A, em termos gerais, é importante desenvolver a capacidade de analisar fontes, em particular documentos, de forma a deles extrair a informação solicitada ou necessária para a interpretação de um determinado aspeto. Enquanto se processa o estudo, poderá ser útil elaborar uma cronologia de factos, acompanhada da sua localização espacial, para que se possa compreender a evolução histórica e determinadas relações assentes na temporalidade. Em simultâneo, o estudo desenvolvido deve problematizar causas e consequências dos factos estudados, de modo a promover a capacidade de reflexão.

    Para a disciplina de Filosofia, é importante dominar os temas tratados aos longo dos dois anos, os conteúdos que implicam, os autores que envolvem e as suas posições. Este estudo deve ser acompanhado do desenvolvimento das capacidades de problematização que permitem identificar, formular e relacionar problemas de natureza filosófica. É fundamental ter domínio dos conceitos fundamentais da disciplina (uma esquematização das ideias centrais para cada módulo poderá ser bom auxiliar da compreensão das matérias) para poder identificar e avaliar criticamente teses e argumentos.

    O estudo no âmbito destas duas disciplinas, o estudo não deve, porém, reduzir-se aos conteúdos. É fundamental também afinar as capacidades que deverão ser mobilizadas no dia da realização do exame. No decurso do exame, a atenção aos textos e a interpretação dos enunciados são fundamentais e podem fazer toda a diferença. Antes de dar início a cada resposta, é imprescindível também que se faça um esquema das ideias essenciais (sobretudo quando a resposta é mais longa), de forma a ser possível verificar se nada do essencial ficará esquecido e se os dados a apresentar estão organizados de forma ajustada ao que é solicitado. Uma atenção especial aos exercícios de escolha múltipla: não esquecer que a leitura atenta e analítica das opções oferecidas pode fazer a diferença, antes de se efetuar uma escolha consciente. Lembremo-nos também que muitas hesitações costumam ser desaconselháveis. Alterar uma opção no último minuto poderá não ser a melhor opção.

    O momento do exame deverá ser um momento de concentração máxima para que se consiga dar o melhor para ter os melhores resultados.

    Depois… será tempo de começar a pensar no futuro!

    Boa sorte!


    Por Carla Marques

    • Escola em Casa