Categorias

Equinócio
9/5/2020
O equinócio de setembro, que ocorre a 22 ou 23 de setembro, marca o fim do verão e o início do outono no hemisfério norte.
Em cada ano ocorrem dois equinócios, em março e em setembro. Nestas datas o Sol, diretamente por cima do equador terrestre, ilumina igualmente os hemisférios norte e sul, e a duração do dia e da noite é igual.
Como acontecem e o que significam os equinócios?
Devido ao movimento de translação da Terra relativamente ao Sol, e à inclinação do eixo de rotação da Terra, que se mantém durante essa translação, a duração do dia e a inclinação dos raios solares vão mudando. Este movimento define as estações do ano.
Do inverno até ao verão o Sol efetua um trajeto cada vez maior acima do horizonte, permanecendo mais tempo acima do horizonte. Por isso os dias são sucessivamente maiores e as noites menores.
Aproximadamente a meio deste período, em março no hemisfério norte, o Sol está diretamente acima do equador terrestre e a duração do dia e da noite é idêntica. Dizemos que ocorre o equinócio de março, que marca o final do inverno e o início da primavera.
Do verão até ao inverno, pelo contrário, o trajeto do Sol vai diminuindo e a permanência acima do horizonte também. Por isso os dias diminuem e as noites aumentam.
Aproximadamente a meio deste período, em setembro no hemisfério norte, o Sol está diretamente acima do equador terrestre e a duração do dia e da noite é idêntica. Dizemos que ocorre o equinócio de setembro, que marca o final do verão e o início do inverno.
O equinócio de outono em 2020 ocorre em Portugal a 22 de setembro.
As datas dos equinócios e dos solstícios não são sempre exatamente as mesmas, devido ao facto de um ano na Terra ter a duração aproximada de 365 dias e 6 horas, que não é um número inteiro de dias. Num ano comum, com 365 dias, o equinócio ocorre cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior. Ao longo de cada sequência de três anos comuns a data tende por isso a ser mais tardia. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso, devido à inclusão do dia 29 de fevereiro no calendário.
O termo equinócio deriva do latim, aequus – igual – e nox – noite, e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.
Creditação da imagem equinócio - Neli G. C. Cavaleiro e M. Domingas Beleza, Novo FQ7 – Físico-Química 7.º ano, ASA (adaptado)