Dia Mundial da Maçã

10/20/2020

O Dia Mundial da Maçã assinalou-se pela primeira vez a 21 de outubro de 1990 em Londres e desde então tem sido comemorado um pouco por todo o mundo como data simbólica para organizações que se dedicam à promoção da saúde.

O provérbio “uma maçã por dia mantém o médico afastado” pode aplicar-se a todas as frutas, segundo Mário Silva, presidente da APCOI (Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil), “porque a maçã e todas as outras frutas contêm vitaminas e outros nutrientes únicos e insubstituíveis, sendo por isso que a Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de três porções de fruta por dia. Contudo, a realidade é bem diferente.

A maçã não contém gorduras e é constituída por compostos que combatem o colesterol, razão pela qual é uma fruta muito recomendada pelos médicos.

A maçã beneficia ainda as células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais ligados à memória. É uma fruta aliada do cérebro que deve ser ingerida nas pausas do trabalho ou do estudo.

No Dia Internacional da Maçã pode fazer uma tarte de maçã ou distribuir maçãs pela família. Também pode experimentar um novo tipo de maça. Todas as formas de celebrar o dia são válidas, desde que relacionadas com esta fruta.

Sugerimos também que conheça e participe no projeto Heróis da Fruta® https://www.heroisdafruta.com/p/metodo-herois-da-fruta.html

Heróis da Fruta® é uma marca registada pela APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil para dar nome ao seu programa nacional de combate à má nutrição infantil.

Desde 2011 quase meio milhão de crianças participantes já melhorou os hábitos alimentares através do método Heróis da Fruta®.

Este método combina materiais educativos protagonizados por um grupo inspirador de personagens-modelo que ganham «superpoderes» através da ingestão de alimentos saudáveis e técnicas de educação não-formal como storytelling ou gamification.

• Pais e família
    • Escola
    • Alimentação e estilo de vida saudável
    • Efeméride