Categorias

Saber científico, técnico e tecnológico
11/24/2020
O saber científico, técnico e tecnológico está em constante crescimento e alteração fruto da rapidez a que o conhecimento se vai estruturando nesta área. Compreender alguns dos domínios destas áreas e saber aplicá-los em função dos objetivos definidos ou das necessidades pessoais ou coletivas do ser humano é uma competência estruturante para o século XXI.
Com efeito, a ciência e a tecnologia estão na base de muitas das realidades que integram a vida quotidiana dos alunos, pelo que é fundamental que estes compreendam como se processam diferentes fenómenos que têm lugar nestas áreas.
É aqui que se afirma o papel das disciplinas que incluem uma componente técnica e / ou científica pela abordagem que têm a capacidade de promover e pela possibilidade de manipulação e de execução de ações técnicas que permitem aos alunos.
Não obstante, será também neste campo que as disciplinas que exploram os domínios da imaginação poderão afirmar a sua importância no plano da idealização, da criação ou da transformação de produtos, desenhados no contexto da experimentação, do desenvolvimento de projetos ou de aplicações práticas físicas ou digitais.
Este é um domínio fundamental para um desenvolvimento humano ajustado à realidade e ao novo mundo que se desenha, o que convoca também os domínios da ética, da consciência social, da economia e da ecologia.
Por Carla Marques