Blog

Categorias

    Dia Mundial da Criança

    Dia Mundial da Criança

    5/29/2020

    O Dia Mundial da Criança em Portugal é celebrado a 1 de junho.

    Esta efeméride comemorou-se pela primeira vez em 1950, depois da Federação Democrática Internacional das Mulheres propor às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Esta proposta tinha como objetivo a tentativa de resolução de um dos problemas criados com a 2.ª Guerra Mundial. Não havia comida, muitas crianças ficaram órfãs e outras, mesmo tendo os seus pais, foram obrigadas a trabalhar para ajudarem nas despesas. Esses trabalhos eram muito pesados tanto fisicamente como psicologicamente, uma vez que as crianças eram obrigadas a trabalhar incessantemente.

    A partir do dia 1 de junho de 1950, foi reconhecido às crianças, independentemente da raça, sexo, cor, religião e origem nacional e social, o direito ao amor, compreensão, afeto, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e discriminação, de modo a que pudessem crescer num clima de paz e fraternidade.

    A 20 de Novembro de 1959 as Nações Unidas aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança, proclamando os direitos das crianças de todo o mundo.


    Consulte abaixo a Declaração dos Direitos da Criança:

    https://www.unicef.pt/actualidade/publicacoes/0-a-convencao-sobre-os-direitos-da-crianca/


    Eis algumas sugestões para tornar o dia mais animado:

    https://www.pinterest.pt/cristinaandre39/dia-da-crian%C3%A7a/

    • Pais e família
    • Efeméride