Categorias

Melhorar as competências de literacia
10/29/2023
PICCLE (Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita)
O PICCLE é uma plataforma de criação, agregação e curadoria de conteúdos dirigida a docentes, com vista ao desenvolvimento das competências digitais de literacia dos jovens do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
A Plataforma oferece dezenas de Recursos, propostas de Atividades, bem como Modelos teóricos, Estudos e Projetos de intervenção, escolhidos e apresentados por um grupo de especialistas com trabalho e mérito reconhecido em cinco Áreas centrais no cruzamento das literacias: Leitura, Escrita, Media, Informação e Digital.
O PICCLE situa-se em linha com o “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória”, segundo o qual cada jovem deve ser um cidadão “munido de múltiplas literacias que lhe permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia”.
Está também em linha com os princípios e orientações de política educativa plasmados em documentos como o Currículo do Ensino Básico e Secundário (Dec.-Lei n.º 55/2018), as Aprendizagens Essenciais para o Ensino Básico e Secundário (Despachos n.ºs 6944-A/2018 e 8476-A/2018), o Regime Jurídico da Educação Inclusiva (Dec.-Lei n.º 54/2018), a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (Monteiro et al, 2017) e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular das Escolas (Despacho n.º 5907/2017).
A relação com o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” torna-se ainda mais evidente quando atentamos nas formas de renovação das práticas pedagógicas e didáticas dos docentes preconizadas no documento (idem, p. 31), para as quais o PICCLE deseja contribuir.
- Abordar os conteúdos de cada área do saber, associando-os a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno ou presentes no meio sociocultural e geográfico em que se insere, recorrendo a materiais e recursos diversificados.
- Organizar o ensino prevendo a experimentação de técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados, promovendo intencionalmente, na sala de aula ou fora dela, atividades de observação, questionamento da realidade e integração de saberes.
- Organizar e desenvolver atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio e a realização de projetos intra ou extraescolares.
- Organizar o ensino prevendo a utilização crítica de fontes de informação diversas e das tecnologias da informação e comunicação.
- Promover de modo sistemático e intencional, na sala de aula e fora dela, atividades que permitam ao aluno fazer escolhas, confrontar pontos de vista, resolver problemas e tomar decisões com base em valores.
- Criar na escola espaços e tempos para que os alunos intervenham livre e responsavelmente.
- Valorizar, na avaliação das aprendizagens do aluno, o trabalho de livre iniciativa, incentivando a intervenção positiva no meio escolar e na comunidade.
Aceda aqui:
https://piccle.pnl2027.gov.pt/