Dia Mundial de Combate ao Bullying

10/19/2020

O dia 20 de outubro marca o Dia Mundial de Combate ao Bullying, prática cometida e sofrida especialmente por crianças e jovens. Segundo a UNICEF, um em cada três jovens entre 13 e 15 anos de idade é vítima de bullying na escola em todo o mundo.

O que é bullying - Originário do idioma inglês, o termo “bullying” deriva de “bully”, que pode ser um verbo (ameaçar, amedrontar) ou um substantivo (valentão). É a prática de atos violentos – físicos ou verbais – feita de forma intencional e repetitiva. O alvo, na maioria das vezes, é alguém mais fraco e indefeso. O Dia Mundial do Combate ao Bullying foi criado justamente para mitigar essa prática, que tem um resultado desastroso na vida de quem é vítima.

Bullying virtual - Além de instituições de ensino, o bullying também é comumente praticado na internet. O chamado bullying virtual, ou cyberbullying, é favorecido pelo anonimato que a internet proporciona. As redes sociais e aplicativos de mensagens são os meios favoritos para a prática do cyberbullying na atualidade, mas o problema é generalizado: acontece em praticamente qualquer plataforma.

Insultos, campanhas vexatórias, vazamento de imagens constrangedoras e desrespeito à ética fazem parte do bullying virtual, em que a vítima recebe ameaças e xingamentos. E, mais uma vez, as principais vítimas são crianças e adolescentes, sendo que o problema é agravado na rede pelo fato de que milhares de pessoas podem ter acesso àquelas ofensas dentro de alguns segundos, aumentando ainda mais a humilhação.

Em Portugal as vítimas de bullying podem recorrer à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) para obterem apoio. No site da APAV encontra-se informação útil e ajuda para este problema.

A família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate à violência praticada contra crianças e jovens, assim como a escola.

Por isso, os pais devem perguntar diariamente aos filhos sobre o dia na escola e perceber pelas respostas se os filhos permanecem tristes ou distantes, o que pode ser indicativo de problemas de bullying.

Encorajar os filhos a expressarem o que sentem, a dizerem “não” quando estão desconfortáveis e a não reagirem com violência, para não gerir ainda mais violência.

Convidamos todos a visitar, conhecer e divulgar o website “Escola Sem bullying. Escola sem Violência” em: https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/  destinado a alunos, docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação e demais elementos da comunidade educativa, e onde partilhamos também trabalhos e projetos desenvolvidos pelas escolas neste âmbito.

• Pais e família
    • Escola