4.ª edição do concurso Escola Amiga

9/24/2020

A iniciativa Escola Amiga está de regresso e vai já na sua 4.ª edição. As escolas são, de novo, desafiadas a desenvolver e a partilhar os seus projetos.

Estes projetos são o reflexo de uma vida interior em cada escola. Mostram como professores e alunos se envolvem em novas descobertas, em novos planos, conhecendo novas realidades e novas pessoas. Esta é uma razão para serem partilhados com a Escola Amiga.

Estes projetos serão a motivação para outras escolas que, motivadas por eles, quererão também desenvolver com os seus alunos experiências similares ou adaptadas às suas realidades, como se uma corrente de Escolas Amigas estivesse a ser dinamizada por cada ação implementada. Esta é uma razão para participar na Escola Amiga.

Estes projetos são suscetíveis de trazer mais-valias à escola, pelos prémios que poderão ser conquistados, pelos materiais que enriquecerão a escola, pelos livros que trarão diversidade às bibliotecas e pelo crescimento e desenvolvimento de autonomia que permitirá aos alunos. Esta é uma razão para participar na Escola Amiga.

Estes projetos abrem novas áreas a explorar nas escolas porque permitem ir além dos curricula, propiciam as atividades fora da sala de aula, convocam o entrosamento de diferentes disciplinas e motivam os alunos, levando-os a um envolvimento na primeira pessoa, a uma participação ativa. Esta é uma razão para participar na Escola Amiga.

As razões para participar na iniciativa Escola Amiga são inúmeras e muito diversificadas. A comprovar o sucesso das atividades que têm sido promovidas neste âmbito estão os resultados das três anteriores edições.

A Escola Amiga está em pleno crescimento e a participação é uma opção que poderá enriquecer as escolas que apostam na diversidade e no crescimento ativo. Nas escolas que são amigas!

Por Carla Marques

• Escola