JUNTOS #PelaNatureza

6/2/2020

“2020 é um ano de urgência, ambição e de ação para abordar a crise que enfrentam os ecossistemas”, Inger Andersen, diretora-executiva do PNUA (Programa das Nações Unidas para o Ambiente)

5 de junho é a data escolhida para se celebrar o Dia Mundial do Ambiente, data que teve origem em 1972, 5 de junho, aquando da Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente (Conferência de Estocolmo).

Esta data tem como objetivo sensibilizar a população mundial para a importância de tomar medidas para preservar o Planeta, promover iniciativas de proteção e preservação ambiental e contribuir para a diminuição da pegada ecológica de cada um.

E o que tem vindo a ser feito em Portugal?

A proteção ambiental é um dos maiores desafios da sociedade moderna, sendo cada vez mais necessário que os países assumam um compromisso de preservação e proteção do Planeta, para garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.

Neste sentido, são várias as iniciativas que Portugal tem implementado e que quer implementar nos próximos anos. Conheça alguns dos Programas:

Qualidade do Ar

• Por um país com bom ar
    • PNUEA – Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água
    • PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Gestão de Resíduos

• WasteApp

O Dia Mundial do Ambiente pode ser o ponto de partida para começar a adotar medidas ecológicas e ambientalmente responsáveis. Lembre-se: a mudança começa em nós!

O que é que podemos fazer para ajudar a preservar o meio ambiente? Seguem algumas sugestões:

·       Preservar as matas, ter cuidado de não fazer queimadas e manter as matas limpas.

·       Cuidar dos rios, lagos e mar, tendo o cuidado de nunca deitar lixo nestes locais.

·       Cuidar dos animais, das plantas e dos jardins.

·       Nunca pescar em épocas de reprodução e ter o cuidado de pescar apenas a quantidade permitida.

·       Proteger os animais selvagens e as espécies em vias de extinção.

·       Nunca deitar lixo no chão e sempre que for possível reciclar, reutilizar e reaproveitar.

·       Nunca deixar lixo na praia.

·       Reduzir o consumo de água utilizando métodos como diminuir o tempo do banho.

·       Evitar o consumo excessivo de eletricidade, desligando sempre que não é necessária.

Recomenda-se ainda a consulta de:

www.natgeo.pt

• Pais e família