Blog

Categorias

    Dia Mundial do Elogio e zero discriminação

    Dia Mundial do Elogio e zero discriminação

    2/28/2020

    Festeja-se no próximo domingo, dia 1 de março, o dia zero discriminação. Nesta data assinala-se também o dia do elogio.

    Todas as pessoas são iguais, em dignidade e valor, conforme consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    O elogio é uma ferramenta simples, mas poderosa, que fortalece relações!

    Interaja, positivamente! Basta uma palavra!

    Por fim, para que possa refletir todos os dias:


    O que é #ZeroDiscriminação?

     A iniciativa Zero Discriminação celebra o direito de todas as pessoas a uma vida plena, digna e produtiva—não importando sua origem, orientação sexual, identidade de gênero, sorologia para o HIV, raça, etnia, religião, deficiência e outros. Ou seja: é zero discriminação, mesmo!

     Lançada mundialmente a 1 de março de 2013, a iniciativa procura mostrar que podemos transformar o mundo para alcançarmos uma sociedade onde haja #ZeroDiscriminação.

     Pesquisas demonstram que o estigma e a discriminação estão entre os principais obstáculos para a prevenção, tratamento e cuidado em relação ao HIV, prejudicando os esforços no enfrentamento à epidemia. O receio de que sejam levantadas suspeitas em relação ao seu estado sorológico faz com que as pessoas deixem de procurar informações, serviços e métodos capazes de reduzir o risco de infecção e de adotar comportamentos mais seguro



    A Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO (Audrey Azoulay)

    A propósito da Eliminação da Discriminação Racial

    A discriminação racial ainda não está relegada aos livros. Esta forma viciosa de exclusão e de intolerância continua a manifestar-se no desporto, nos media, na rua, no trabalho e até nos corredores do poder.

    Cinquenta anos após a entrada em vigor, em 1969, da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todos as Formas de Discriminação Racial, já foram eliminadas, no mundo inteiro, a maioria das leis raciais mais perniciosas, e abolidos o apartheid e a escravatura.

    Lamentavelmente, uma vez mais, a discriminação racial mostra o seu rosto infame no debate público. Por este motivo, este ano, o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial é subordinado ao tema “Atenuar e contrariar o populismo nacionalista e as ideologias supremacistas extremistas”.

    Combater o racismo é uma questão de dignidade humana e de construção de um mundo melhor. A defesa da diversidade, da inclusão, da não-discriminação e de uma cultura da paz e da solidariedade sempre estiveram no cerne da missão da UNESCO.

    A Internet pode ser um terreno fértil para propagar a discriminação racial, a xenofobia e as ideologias supremacistas, cujos alvos são frequentemente os migrantes, os refugiados ou ainda os afrodescendentes. A UNESCO, na sua qualidade de organização das Nações Unidas responsável pelas áreas da comunicação e da informação, desenvolve ferramentas de literacia para os media e para a informação destinadas a combater tais comportamentos online e a pôr um freio na propagação das notícias falsas.

    A consecução de um espaço seguro online inscreve-se num conceito mais lato da educação para a cidadania global que visa o desenvolvimento das competências para favorecer a compreensão mútua, o pensamento crítico e o diálogo intercultural. Os nossos projetos educativos sobre o Holocausto e a Rota do Escravo – ambos objeto de negacionismo no âmbito das teorias pseudocientíficas de superioridade racial – permitem um maior entendimento destes terríveis capítulos da nossa história humana.

    Todos os dias, a discriminação racial continua a despojar silenciosamente as pessoas dos seus direitos fundamentais ao emprego, à habitação e à vida social, por meio de leis iníquas. Através da Coligação Internacional das Cidades Inclusivas e Sustentáveis (ICCAR) da UNESCO, apoiamos os Estados Membros na elaboração de políticas urbanas com vista a derrotar as formas modernas de exclusão.

    Ademais, neste Ano Internacional das Línguas Indígenas, voltamos toda a nossa atenção para o racismo estrutural que retira a determinados grupos étnicos o direito de utilizarem plenamente a sua língua materna, nas salas de aulas, na esfera cultural ou ainda nos processos de tomada de decisão.

    A luta contra a discriminação racial a todos diz respeito. Neste Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, unamos as nossas forças, Estados Membros, organizações da sociedade civil e cidadãos, para pormos um ponto final na discriminação racial e construirmos sociedades mais sustentáveis.


    • Escola