A importância da Ciência!

11/23/2021

O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente. Ao responder a grandes perguntas e enfrentar desafios importantes do nosso quotidiano, a ciência cria conhecimento e melhora a educação e a qualidade de vida das pessoas, reduzindo desigualdades e construindo pontes.

Assim, a ciência revela-se fundamental para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para todos os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Para que seja atingido o melhor resultado possível, há a necessidade de envolver os cidadãos nos programas científicos, de modo a que estes possuam as ferramentas necessárias para fazerem escolhas informadas e conscientes. Por outro lado, os órgãos governativos devem promover iniciativas de promoção do desenvolvimento e literacia científicos e de sensibilização para a ética, o que requer uma cooperação próxima com a comunidade científica.

A UNESCO tem incentivado o desenvolvimento do conhecimento científico através de diversas iniciativas e programas como a Rede de Cátedras, a Rede de Geoparques, o Programa Internacional de Ciências Básicas (IBSP), o Programa do Homem e da Biosfera (MAB), o Programa Internacional Hidrológico (IHP), entre muitos outros.

A celebração de diversos eventos, entre os quais o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) e o Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento (10 de novembro), Dia Mundial da Ciência (24 de novembro), pretende aumentar o envolvimento da população e das organizações da sociedade civil na construção da ciência para o entendimento global, focando a relevância da ciência enquanto recurso para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Unesco (adaptado)

• Efeméride