Categorias

Relacionamento Interpessoal
11/3/2020
Viver em sociedade é uma das condições mais naturais do ser humano. Em grupo mais alargado ou em contextos mais restritos, o ser humano tem de desenvolver competências que permitam a comunicação, o trabalho conjunto e a gestão de objetivos, diferenças e até de formas de ser.
Embora este seja um domínio que se desenvolve em família e em sociedade, a escola pode, nesta área, desempenhar também um papel crucial, diagnosticando situações problemáticas e corrigindo formas de intervenção social.
Na escola criam-se microcosmos que permitem “ensaiar” e amadurecer diferentes processos de relacionamento interpessoal, pelo que será neste ambiente que se poderão proporcionar experiências que convocam os domínios social e emocional. Aqui os alunos terão a oportunidade de reconhecer as suas emoções e de aprender a geri-las em função da situação em que se encontram. Aqui os alunos ensaiarão a definição de objetivos e a procura de resoluções para as suas necessidades.
Na escola identificamos frequentemente alunos que têm dificuldades de relacionamento e de intervenção social. O fraco desenvolvimento destes domínios dificulta também o recurso a estratégias de promoção de diferentes tipos de relacionamento., pelo que estes jovens poderão tornar-se adultos pouco preparados para a participação social ativa e significativa.
Por essa razão, é fundamental que a escola proporcione atividade de equipa, que obriguem à comunicação interpares e ao desenvolvimento de comportamentos conducentes a situações de cooperação, de partilha e até de competição. Nestes casos, os alunos com maiores dificuldades de relacionamento interpessoal devem ser acompanhados de perto e auxiliados no desenvolvimento destas competências sociais.
Há também alunos que manifestam problemas comportamentais em determinados contextos sociais, recusando-se a interagir em determinadas situações e rejeitando a inserção em determinados grupos sociais. Face a estas realidades, é muito importante que a escola se assuma como o espaço de promoção da tolerância e do respeito, da consciência da diferença e da sua aceitação natural.
As experiências que a escola proporciona poderão vir a ser fundamentais para a formação dos futuros adultos que se relacionam positivamente para criar uma sociedade melhor.
Por Carla Marques