Categorias

Projeto: Employee Robot
3/13/2023
Hoje damos a conhecer o projeto Employee Robot, desenvolvido pelos alunos do curso Técnico de Mecatrónica como Prova de Aptidão Profissional (PAP) da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal.
Como tudo começou?
Inicialmente, o projeto começou a ser desenvolvido pelo aluno Luís Oliveira, no seu último ano no curso de Técnico de Mecatrónica como Prova de Aptidão Profissional (PAP). O SchoolBot é um robô móvel que tem como função apresentar de uma forma mais interativa as salas e os laboratórios da ETAP às visitas.
Como surgiu a ideia Employee Robot?
Luís Oliveira, juntamente com os colegas Tiago Ribeiro e Nuno Fernandes, detetaram um problema presente diariamente no mercado de trabalho: a enorme falta de mão de obra. Assim, tiveram a ideia de adaptar o SchoolBot, com o intuito de minimizar esse problema.
Como vai o Employee Robot ajudar na resolução desse problema?
Constatou-se que grande parte do trabalho do ser humano estava a ser direcionado para tarefas simples e repetitivas, algo que o robô conseguiria realizar (automatizar). Por exemplo, no caso de restaurantes, o robô é capaz de receber os clientes, levá-los até à mesa, assim com servi-los. Isto ajudaria os estabelecimentos, permitindo que as tarefas mais diferenciadas ficassem para os humanos.
Esta utilização não pretende substituir a mão de obra humana, nem roubar postos de trabalho, mas, pelo contrário, compensar a enorme falta de trabalhadores: em 2021, só contabilizando os setores de hotelaria e restauração, estimou-se uma falta de cerca de 45 mil trabalhadores. Este robô será adaptável às necessidades do cliente, sendo totalmente personalizável, ou seja, adaptado à área de atividade.
O percurso
Após o início do projeto, os criadores do robô participaram em diversos concursos, conquistando vários prémios. A informação e o projeto chegaram rapidamente a várias partes do país, ganhando uma enorme visibilidade, inclusive na comunicação social.
Atualmente, o aluno Tiago Ribeiro ingressou no mercado de trabalho, numa empresa da sua área de formação. Os alunos Luís Oliveira e Nuno Fernandes prosseguiram estudos no ensino superior, em Engenharia Informática e Engenharia Eletrotécnica, respetivamente, as duas áreas essenciais para o melhoramento (hardware e software) do projeto. Ambos elegeram o Politécnico de Leiria.
O projeto continuará a ser desenvolvido nos próximos anos, tanto a nível de funcionalidades como a nível de negócio.
Parabéns!
Links para consulta de algumas notícias acerca do Employee Robot:
https://www.poch.portugal2020.pt/pt-pt/Noticias/Paginas/noticia.aspx?nid=1091
https://pombaltv.pt/2022/07/07/4-projetos-vencem-startup-pombal/
https://portal.etap.edu.pt/news/show/96.html
https://www.insignare.pt/m/9249/ideias-inovadoras-criadas-por-alunos-vencem-concurso.pdf
https://www.pombaljornal.pt/asset/edicoes-anteriores/2195c0e1-pdf/