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Raciocínio e Resolução de Problemas
10/25/2020
Crescer e tornar-se adulto implica confrontar-se a cada momento com situações desconhecidas que exigem capacidade de reação e de resolução de problemas.
Os processos relacionados com este domínio devem ser promovidos no âmbito do desenvolvimento das áreas de competências do Raciocínio e Resolução de Problemas, previstas no Perfil dos Alunos para o Século XXI.
As atividades enquadradas nesta área deverão orientar-se para a promoção de processos lógicos de acesso à informação, associados à interpretação dos resultados de experiências, esferas do raciocínio que conduzem à produção de conhecimento.
Assim, os alunos devem envolver-se em projetos que lhes exijam a definição do objeto de estudo e um método de investigação que envolva a apresentação de questões iniciais, orientadoras das pesquisas efetuadas. Estas atividades devem também ser direcionadas para a análise crítica dos resultados obtidos, o que poderá implicar uma reformulação de algumas das estratégias adotadas. Estas mesmas conclusões devem ser validadas e colocadas ao serviço da produção de conhecimento, explicando situações e sustentando experiências diversas.
O desenvolvimento deste domínio do Perfil dos Alunos é fundamental para permitir que o aluno aprenda a interpretar informação e a organizar pesquisas, passos fundamentais para o domínio da gestão dos processos e para a capacidade de resolução de problemas.
Neste âmbito, a escola prepara os seus alunos para que, de forma autónoma, tenham a capacidade de construir conhecimento e produtos resultantes do estudo e investigação, domínios fundamentais para o exercício da cidadania após a conclusão dos seus estudos.
Por Carla Marques