Blog

Categorias

    Um projeto interdisciplinar: da Terra à Lua

    Um projeto interdisciplinar: da Terra à Lua

    1/7/2020

    Algures numa escola possível, uma reunião imaginária…

    − A Português, no 8.º ano, vamos estudar o texto dramático História Breve da Lua, de António Gedeão.

    (− Isso não tem nada a ver com nada. O Português fica para corrigir os textos, como sempre. A Matemática faz umas estatísticas e a coisa fica feita…)

    − No texto do Gedeão conta-se a história do homem que vive na Lua, mas também se explica como ocorrem as fases da Lua…

    (− Isso é lá para as interpretações do Português…)

    − Que interessante, a minha disciplina de Físico-Química podia recuperar os conteúdos relacionados com o espaço e rever as questões relacionadas com a translação dos planetas, a sua relação com o Sol e também a relação dos períodos de translação com a distância do Sol.

    ( Pois! Como se a translação tivesse alguma coisa a ver com o homem da Lua…)

    − Boa! E a Matemática, os alunos podiam calcular essas distâncias e calcular a medida das áreas da superfície da Lua e da Terra, para além de também podermos estudar a translação associada a um vetor.

    (Não inventem. Temos a estatística….)

    − A História, podíamos aproveitar esse estudo das áreas da superfície da Terra e relacioná-lo com a exploração das etapas da expansão que foram permitindo conhecer, de forma gradual, o planeta, na sua extensão, aspeto associado ao desenvolvimento de rotas. E, já agora, podia explorar com os alunos o conceito de navegação astronómica, tão importante na época dos Descobrimentos.

    (Mas para quê essas invenções… Só para dar trabalho!)

    − As Ciências podiam, a partir deste tema, avançar para o estudo da sustentabilidade na Terra versus Lua, vendo a importância dos fatores abióticos e a sua influência nos ecossistemas.

    (Mas porque é que não se limitam a dar a matéria?)

    − E a Educação Visual até podia criar modelos do planeta Terra e da Lua, em diferentes materiais, explorando a vertente científica (da translação e rotação e das fases da Lua), mas também a criativa (diferentes explicações para as manchas da superfície da Lua).

    (Pois… pois…)

    − O Inglês pode aprofundar conhecimentos através da exploração de documentários /reportagens sobre essas temáticas…

    (E o Francês também…)

    − E os alunos?

    − Eles vão orientar os trabalhos em função dos seus interesses, curiosidades e do que se for tornando essencial para a compreensão dos fenómenos astronómicos, à medida que as investigações e os trabalhos avançarem.

    − Afinal, articular até é fácil. Basta conversar um pouco!

    (Até parece que estive a desconversar…)


    Por Carla Marques

    • Escola