Escola vencedora 3.ª edição Escola Amiga – categoria Digital

11/6/2020

O Colégio Vasco da Gama, de Lisboa, venceu com o seu projeto iClass, a categoria “Digital”, da iniciativa Escola Amiga da Criança. Trata-se de um projeto que, não tendo sido criado a pensar num contexto de pandemia, acabou por dar a alunos e professores uma aprendizagem que lhes permitiu uma melhor e mais fácil adaptação ao ensino à distância a que todos foram obrigados no final do último ano letivo.

O Projeto iClass começou a ser dinamizado com uma turma-piloto de 7º ano, no ano letivo 2016/2017. O projeto tem em conta três pilares essenciais: Pedagogia, Espaço e Tecnologia. São utilizadas pedagogias ativas, num espaço multidimensional com recurso a tecnologias que promovem o trabalho colaborativo. No ano letivo 2017/2018, devido ao sucesso que o projeto teve no primeiro ano, optou-se por alargar o projeto a todas a turmas de 7º e 8º anos. Assim sendo, passou de 19 alunos envolvidos no projeto para cerca de 120.

São realizadas, com frequência, formações para professores, de modo a que se apropriem das ferramentas. No ano letivo 2018/2019 o projeto alargou-se a todas as turmas do 3º ciclo. Mudaram o espaço de todas as salas de aula bem como a forma de trabalhar e o recurso à tecnologia.

Veja abaixo o vídeo do projeto!

• Vencedores 3.ª edição