Mãe, porque é que não vamos à rua?

3/20/2020

Desculpem, mas os pais têm direito à indignação. Em relação às pessoas que nos recordam, todos os dias, que os nossos filhos não estão de férias. Não estão! Até porque, como sabem, férias não são, para eles, verem-nos aflitos a correr a todas as farmácias para comprar um (!!) frasco de álcool. E férias não são respondermos 100 vezes, ao longo de um só dia, sempre à mesma pergunta: “Mãe, porque é que não vamos à rua?...” Nem são férias dizer-lhes, insistentemente, enquanto trabalhamos a partir de casa, que não podem ver desenhos animados o dia todo. Que não podem fazer jogos de vídeo o dia todo. E que não podem correr pela sala e saltar por cima dos sofás!

Mas não estando os nossos filhos de férias, eles também não estão na escola. Nós agradecemos (muito!) os cuidados da escola! E tentamos fazer a ponte entre ela e a família. Mas reconhecemos que, enquanto tentamos trabalhar, nos vimos, muitas vezes, atulhados com mais trabalhos de casa, muitos trabalhos de casa, imensos trabalhos de casa! Como se em vez de uma quarentena vivêssemos duas: a “legítima”, que nos impede de sair; e a da “escola”, que quase nos “proíbe” de viver (nos pouquinhos minutos que restam da junção acrobática do trabalho, partindo de casa, e dos trabalhos que nos chegam, diariamente, para os nossos filhos).

Não é ingratidão! Mas, desculpem, neste momento:

-    Em primeiro lugar, está a nossa função de pais. Estarmos vivos! Protegê-los. Sossegá-los. E acarinhá-los.

-    Depois, temos a obrigação de aproveitar todos os pequenos pormenores desta catástrofe para os educarmos para a humanidade.

-    E, finalmente, vem a escola. Trabalhos diários, sim. Mas com conta, peso e medida! Sob pena de, ao contrário daquilo que o nosso reconhecimento recomenda, sentirmos a escola a impor-nos duas quarentenas numa só. O que, desculpem a indignação, nem os nossos filhos, nem nós (nem a escola!) merecemos.

Por Eduardo Sá

• Pais e família