Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola ES/3 Adolfo Portela
Residência Artística | 8 em Casa
No princípio do ano letivo, os alunos do 8.ºC da Escola Secundária Adolfo Portela começaram de forma espontânea uma campanha de recolha de lixo na escola. Esta iniciativa veio a dar origem a uma residência artística no Centro de Artes de Águeda – CAA. A parceria com o Projeto Educativo do CAA deu início a um projeto que aliava a exploração da prática artística com a urgência da reutilização de materiais. A residência artística, decorrente das disciplinas de Educação Visual e Educação Física, iria culminar na construção de uma instalação a partir de plástico reutilizado (garrafas de água recolhidas pelos alunos na escola durante o primeiro período) e no desenvolvimento de uma performance que dialogasse com a obra.
Entretanto, os tempos mudaram mas a vontade de dar continuidade ao projeto permaneceu. Tornou-se, por isso, necessário fazer adaptações à ideia original e concretizá-la de uma outra forma. Hoje, os encontros são virtuais e o trabalho desenvolveu-se em casa, mas o propósito deste projeto manteve-se intacto.
Na instalação inicial estava previsto que cada aluno semeasse uma planta. Estas pretendiam simbolizar o legado para as gerações futuras. No formato “em casa”, o Centro de Artes de Águeda-CAA enviou pelo correio para a residência de cada aluno, sementes e terra. Os alunos semearam e cuidaram das suas plantas (estas aparecessem na parte final do vídeo). O desenvolvimento deste processo foi partilhado nas redes sociais do Centro de Artes de Águeda-CAA.
O fim desta residência artística resultou em dois momentos marcantes:
1. Exposição dos trabalhos no Centro de Artes de Águeda-CAA: a exposição dos trabalhos, num primeiro momento, teve como objetivo a filmagem e apresentação durante o live;
2. Live streaming, transmissão ao vivo na internet, através da plataforma Zoom, partilhado no Facebook do Centro de Artes de Águeda – CAA: esse momento consistiu numa apresentação dos trabalhos de expressão plástica ("Cidade de Plástico") conjuntamente com momentos performativos de expressão corporal e musical, interpretados pelos alunos e com texto escrito e narrado por uma encarregada de educação.
Em setembro, os trabalhos e o vídeo que teve origem no live, serão novamente expostos no Centro de Artes de Águeda - CAA ficando a exposição patente ao público.
Paralelamente a este projeto, a turma esteve envolvida na inauguração do bebedouro da escola, com o objetivo de eliminar as garrafas de água de plástico descartáveis, bem como na campanha de sensibilização para a utilização do mesmo.