Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 1 Sampaio Garrido
Garridos em Projetos
A escola, Básica que tem uma turma de jardim de infância e oito turmas do 1º ao 4º ano de escolaridade tem envolvido todos os seus alunos em diferentes projetos. Os seus alunos residentes na zona de residência tem recebido alunos de diferentes países, tendo atualmente vinte e uma nacionalidade, de todos os continentes, compreende uma faxa etária do 3 aos 13 anos (sendo os alunos mais velhos de origem angolana que estão no nosso país a fazer tratamentos no Hospital D. Estefânia. É uma escola ativa que tenta envolver todos os alunos de forma a que se formem homens e mulheres conscientes, e cidadãos responsáveis. Atualmente esta escola tem cada vez mais alunos de outras nacionalidades, considerando-se fundamental em ambas atividades a promoção e a integração destes alunos, que chegam de outros países: Nepal e Bangladesh em maior número.
Este ano letivo pretende-se inscrever a escola, no projeto Escola amiga das Crianças, em duas atividades que já se encontram a ser desenvolvidas e dinamizadas, desde o princípio do ano letivo: Escola sem plásticos e Ginástica com pais (pelo segundo ano consecutivo devido ao êxito alcançado).
Passamos de seguida ao desenvolvimento das atividades que compõem o projeto de forma abrangente:
Projeto 1- Ambiente e sustentabilidade- Escola sem plásticos ou School without plástics (com página no Facebook) School_without_plastic (página recente no Instagram). Através destas duas páginas damos a conhecer aos Encarregados de educação e outros do que se faz na escola. Pretende que os alunos tomem consciência dos efeitos da utilização de embalagens de única utilização, têm recolhido o lixo que fazem, pesado, contabilizado e encontrado outras soluções para que se substitua a utilização de apenas uma única vez plástico, substituído assim os componentes. Têm explorado, acerca do tema plásticos, os efeitos no planeta. Os alunos com as suas famílias têm aproveitado os seus passeios às praias, apanhando plásticos que encontram assim como outras "preciosidades" como lhes chamam. Na escola lavam os lixos, seriam e organizam por cores, tamanhos, formas,... Por outro lado têm encontrado forma de alterar as suas lancheiras, encontrando formas de acondicionar os alimentos e tentam encontrar outras utilidades para as palhinhas (de plástico) do leite, uma vez que até setembro de 2020 ainda se encontram em uso. Procuram constantemente soluções, reutilizando em expressões artísticas todo o material de plástico que usam em casa (utensílios para a horta pedagógica; fazer novos sacos de sacos utilizados com técnicas de colagens, substituição de confetis por outros materiais, por exemplo folhas secas.
Projeto 2- Envolvimento da Família- Os pais, avós ou irmãos mais velhos participam em aulas de dança e ginástica quer na escola como num ginásio da zona de residência. Para estas atividades, supervisionadas por um docente de educação física os participantes praticam com os educandos esquemas de dança associados a movimentos artísticos que apresentam e representam a escola em diferentes atividades promovidas por outras escolas, Juntas de freguesia e Câmara Municipal de Lisboa, em atividades desportivas intitulada Olisípiadas. Estas atividades de participação realizam-se ao fim de semana e tem sempre a presença de alunos e familiares, prolongando-se durante um dia em que os pais para além de serem participantes também são colaboradores. A sua colaboração estende-se ainda à confeção de todos os fatos necessários para o esquema que praticam.